Skip links

10 de outubro-Dia Internacional da Saúde Mental

“Algo para além do que os olhos podem ver”

O que falar sobre Saúde Mental? Talvez essa seja uma grande questão para a maior parte das pessoas, principalmente se considerarmos o mundo contemporâneo. O que mais se houve entre rodas de conversa, postagens em redes e sociais e vários outros espaços, é que nossa sociedade está adoecida. Parafraseando Freud, seja pelo excesso ou pela falta, é sempre sobre o amor que se trata. Eu, particularmente concordo, e você?

Quando falamos de saúde mental, vale ressaltar que não estamos falando apenas de algo que se localiza na mente humana, mas da subjetividade do sujeito, de algo que se descortina para além dos que os olhos podem ver. E talvez por isso, seja sempre um assunto tão delicado e complexo de se entender, mas em contrapartida, tão essencial de ser comentado, observado e compreendido.

Saúde mental é coisa muito séria, mas infelizmente quase sempre tratada com desdém e pouco caso não apenas pela saúde pública, mas também na grande maioria pelo próprio paciente sofrente de suas dores psíquicas e emocionais. Presos a um discurso que tratamento psiquiátrico e terapias são para pessoas fracas, grande parte da população, principalmente a masculina, segue colada nesse discurso do ser forte, do não preciso disso, vou resolver sozinho, etc, etc…sem se darem conta de que quando a crise se instala, ela já se apresenta ali como um sintoma, sendo assim, quais seriam então as causas que nos levam a um mal estar tão invasivo nos provocando doenças emocionais de várias ordens, das menos complexas as mais severas? Só o sujeito, dono de suas dores pode responder à essa pergunta, ou talvez não, pois nem sempre ele sabe onde e como esse mal estar se instalou ou quando a doença teve início.

O fato é que essa data de hoje serve principalmente para conscientizar a população do quanto é urgente e necessário priorizar a saúde mental porque sem ela todo o resto fica comprometido. Aqui vale a máxima do poeta romano Juvenal “Mens sana em corpore sano”, que em português significa “Mente sã em corpo são”.

Deixe um Comentário

Name*

Website

Comentar...