Skip links

A RELAÇÃO SEXUAL COMO UMA RELAÇÃO INTERPESSOAL

A palavra “relação”, segundo o dicionário online de português , significa “possuir alguma coisa em comum com; semelhança, vínculo, conexão”. Dessa forma relação interpessoal seria possuir algo em comum, alguma semelhança, vínculos e conexões entre pessoas que interagem.
Em se tratando de relação sexual, a relação interpessoal é de fundamental importância, pois é ela que uma vez estabelecida irá propiciar um bom desempenho sexual ou as disfunções tão temidas por parte dos sujeitos. Uma vez que uma relação interpessoal pode ser estruturada em cima do afeto, da cumplicidade, do respeito e compreensão para com o outro, a prática sexual terá grande possibilidade de ser satisfatória para ambas as partes do casal. Ao contrário, uma relação interpessoal conflituosa, onde os parceiros não conseguem ponto de equilíbrio para discutirem suas questões pessoais e o que os incomodam no relacionamento, tende a fazer da prática sexual algo frustrante, por não ser geradora de bem estar e realização.
Trabalhar com as questões do relacionamento interpessoal do casal deve ser o foco principal para todos os psicólogos que almejam lidar na sua prática clínica com as questões das disfunções sexuais de casais.
Hoje vemos que o sexo vem se distanciando do afeto, tal como nos fala o texto “O sexo triste dos jovens”, da escritora Lya Luft. Esse fato nos leva a abrir uma discussão na questão de como poderá o sujeito encontrar um sexo plenificador, uma sexualidade realizada, uma satisfação sexual sem que se considere os aspectos interpessoais da atividade sexual?
O ato sexual é possível em qualquer circunstância, mas a satisfação sexual só é alcançável pelo envolvimento com o outro, pela troca de olhares e de afeto que, necessariamente, envolve a cumplicidade de um conhecimento mais profundo, mais integral entre os parceiros sexuais. A isso damos o nome de relação interpessoal.
Finalizando, atividade sexual com satisfação sexual só será possível com o envolvimento afetivo proporcionado por uma relação interpessoal cultivada através de diálogos e compromissos com o outro.

Autor: Charles José da Silva. Psicologia Clínica, Psicanálise, Sexualidade Humana e Terapia de Casal.

Agendamentos em Valença:

(24) 2452-4478 / (24) 99817-2071 ou (24) 99273-4381.

Deixe um Comentário

Name*

Website

Comentar...