Pular links

DROGAS: VOCÊ SABIA?

   O uso de substâncias (drogas) é tão remota quanto os nossos ancestrais e acredita-se que vem desde a Pré-história. No começo o uso acontecia por mera curiosidade.

    A droga é compreendida como sendo negativa, algo ruim, sem qualidade. Já na linguagem médica entende-se por drogas, sinônimo de medicamentos.

     Nosso organismo é vulnerável no que se refere ao uso de drogas lícitas ou ilícitas. Estamos suscetíveis a elas quando não sabemos como funciona de fato o nosso corpo.

     O vício é uma doença que se caracteriza pela procura intensa, é crônico e recorrente. Mesmo sabendo das consequências maléficas, pode ser considerado uma doença mental pelo fato das drogas mudarem consideravelmente o funcionamento do cérebro.

     O prazer faz com que o cérebro sinalize um aumento de dopamina, neurotransmissor do sistema nervoso central (SNC), em uma região do cérebro para então devolver como recompensa, onde danos são causados.

     Portanto a dependência ou consumo de drogas é compreendida como um fator degradante ao organismo como um todo, havendo situações em que o dependente poderá ser acometido por sequelas irreversíveis.

Autora: Psicóloga Clínica Ivete Fiuza – Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

Agendamentos em Valença:

(24) 2452-4478 ou (24) 99817-2071 (whatsapp).

Deixe um Comentário

Nome*

Site

Comentar...