Pular links

AUTOSSABOTAGEM: QUANDO SEUS PENSAMENTOS E ATITUDES VÃO CONTRA VOCÊ.

O que você pensa sobre você?? Você se cobra muito?? Tem o hábito de se julgar, se criticar e achar que está sempre em dúvida com algo ou alguém? ? Você se autossabota????

Você começa a se avaliar de modo negativo durante o processo de socialização, período em que aprendemos as regras, os comportamentos e os valores socialmente aceitos.

Conforme adquirimos certos valores e permitimos que a opinião alheia sobre nós seja mais importante que a nossa, começamos a também nos criticar.  Em diversas situações o nosso crítico interno antecipa-se, alertando-nos de qualquer comportamento que possa trazer desconforto ou ameaça ao status. Ocorrendo isso, bloqueamos o nosso crescimento mental e emocional.

Por medo da exposição, das críticas e humilhações deixamos de mostrar quem de fato somos  e o que somos capazes de fazer, duvidando de nós mesmos, aumentando a insegurança e desconfiança. Além dos empecilhos naturais da vida, criamos empecilhos  e assim nos autossabotamos em situações como: questões de trabalho, de relacionamento, vida financeira, de competência, de confiança É outras. Diminuindo a  sua autoestima e autoconfiança e com isso, aparecendo vários sintomas como a depressão e à ansiedade.

O crítico interno, ou seja, o pensamento negativo que temos sobre nós é capaz de sabotar nossos sonhos, objetivos ou projetos apenas para confirmar a versão que criamos da nossa própria história, o “quanto ele tinha razão”.

Através da autossabotagem, criamos conflitos desnecessários para nós mesmos e com nossas relações interpessoais. Por trás das atitudes de sabotagem existem crenças que ativam os pensamentos automáticos e disfuncionais com o objetivo destrutivo, dentre eles: “eu não sou bom o suficiente”; “eu não mereço ter sucesso”; “eu não mereço ser amado”, “eu sou egoísta, só penso em mim”, etc.

O que é se autossabotar?

Autossabotar é quando criamos obstáculos e empecilhos de forma consciente ou inconsciente que nos atrapalham na hora de realizar tarefas ou conquistar objetivos. Quando vê, já acha que não vai conseguir, seus pensamentos tomam conta de sua mente… você fica inseguro e pessimista. Isso é se sabotar, e desistir ou se boicotar.

A maioria das pessoas só percebem a autossabotagem em suas vidas quando ocorrem com frequência situações sem sucesso, de muitas decepções. E isso, devido a hábitos e rotinas de pensamentos negativos, disfuncionais. De início parece natural pensar de tal modo, você aceita as suas debilidades, incapacidades e inseguranças. Essa negatividade instalada mata a esperança e a oportunidade para a mudança.

Você precisa de um novo caminho, de alternativas para sair dessa forma de pensamento disfuncional que instituiu na sua vida como um “vício”. E para isso você precisa fazer a seguinte reflexão?

  • Se você continuar a seguir os mesmos padrões de pensamentos e comportamentos, quais são as chances de você alcançar o que deseja e tornar-se a pessoa que espera ser?
  • Arrisco a dizer que desse jeito as chances serão mínimas. Por isso te oriento a abandonar  o seu círculo de hábitos de autossabotagem. Mas como?
  • Determine e exercite em você que irá reiniciar sua vida, se proponha a novos hábitos de pensamento.
  • Acredite em si. Faça coisas que melhorem a você mesmo. Torne-se o seu maior aliado. Invista na sua vida, você é o seu maior acionista.
  • Perceba a necessidade da ajuda da psicoterapia. Peça ajuda nesse processo de se autoconhecer e de melhorar. O psicólogo é o profissional certo para te ajudar.

Autora: Jéssica Machado – Psicóloga Clínica.

Agendamentos em Valença:

(24) 2452-4478 ou (24) 99817-2071 (whatsapp)

Deixe um Comentário

Nome*

Site

Comentar...