Pular links

REGULAÇÃO EMOCIONAL NA PRÁTICA DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

O QUE É REGULAÇÃO EMOCIONAL?
Os indivíduos que lidam com experiências estressantes vivenciam as emoções em intensidade crescente, o que, por si só, pode ser mais uma causa de estresse e intensificação das emoções. Por exemplo, um hhomem que passa pelo término de uma relação íntima sente tristeza, raiva, ansiedade, falta de esperança e até sensação de alívio. À medida que essas emoções se intensificam, ele pode vir a abusar de drogas
ou álcool, comer compulsivamente, ter insônia, adotar um comportamento sexual ou criticar-se. Uma vez que as emoções de ansiedade, tristeza ou raiva surgem, formas problemáticas de lidar com sua intensidade podem determinar se as experiências estressantes vão levá-lo a novos comportamentos problemáticos. A desregulação emocional pode incitá-lo a queixar-se, provocar e atacar ou afastar-se dos outros. Ele pode ficar ruminando sobre suas emoções, tentando descobrir o que está acontecendo, o que o faz mergulhar
ainda mais na depressão, no isolamento e na inatividade. Os estilos problemáticos de enfrentamento dos problemas podem reduzir temporariamente a agitação (p. ex., beber álcool reduz a ansiedade a curto prazo), mas também prejudicar a administração das emoções posteriormente. Tais soluções temporárias (comer compulsivamente, esquiva, ruminação e abuso de substâncias) podem funcionar em um primeiro momento; contudo, as soluções podem se tornar um problema.

Resultado de imagem para regulação emocional

Texto extraído do Livro Regulação Emocional em Psicoterapia.

Autores: Robert L. Leahy; Dennis Tirch; Lisa A. Napolitano

A Terapia Cognitivo Comportamental tem um importante papel diante de situações que fogem do controle emocional de cada indivíduo. Equilibrar as emoções nos permite fazer uma auto reflexão daquilo que precisamos mudar, ou seja, conseguimos organizar nossa mente para alcançar o bem estar que buscamos ao longo de nossa vida.


Resultado de imagem para regulação emocional

José Elias dos Santos – CRP/RJ. 05/52196 – Psicólogo Clínico e Terapeuta Cognitivo Comportamental

Agendamento para consultas no Espaço Multidisciplinar Vida Plena – Rua André Rugeri, 115 – Bairro de Fátima – Valença – R.J. ou pelos telefones:

(24) 2452 4478 ou (24) 99817 2071 ou (24) 988054015 – whatsApp



Deixe um Comentário

Nome*

Site

Comentar...

  1. Muitíssimo interessante e esclarecedor esse texto.
    Excelente a atuação cognitiva comportamental!