Skip links

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

O sistema linfático é considerado o principal sistema de defesa do organismo e a drenagem atua sobre ele, auxiliando seu funcionamento.

A drenagem linfática manual é uma massagem que tem por objetivo eliminar o líquido que esta em excesso no corpo. São movimentos bem leves, lentos, contínuos e unidirecionais feitos com as mãos pelo corpo todo e dura em torno de 1h. Veículos como cremes ou óleos não precisam ser usados, mas comumente usa-se um neutro para ajudar no deslizamento das mãos. Ela é indicada para retenção de líquidos, celulite, e sob orientação médica no pré e pós operatório de cirurgias estéticas e pré e pós partos. Existem também algumas contra indicações como tromboses, processos infecciosos, edemas oriundos de insuficiências renais, hepáticas ou cardíacas não-controlados, flebites, erisipela, entre outros.

A drenagem dói ou deixa hematomas? NÃO. Se doer ou aparecer algum hematoma é porque a técnica não está correta. A pressão exercida deve seguir sempre o sentido fisiológico objetivando descongestionar as vias linfáticas, para isso, é de vital importância o conhecimento das vias de drenagem para o sucesso da terapia.

 

Autora: Josiane dos Santos – Esteticista e Enfermeira. COREN: 578719-ENF.

 

Agendamentos em Valença:

(24) 2452-4478 ou (24) 99817-2071 (whatsapp).

 

Deixe um Comentário

Name*

Website

Comentar...