Skip links

ARTRITE PSORIÁSICA

A artrite psoriásica é uma forma de artrite que afeta pessoas que possuem psoríase. A psoríase é caracterizada por lesões avermelhadas, escamosas, que acometem principalmente joelhos, cotovelos e couro cabeludo. As manifestações articulares podem ocorrer depois (sendo o mais comum), antes ou ao mesmo tempo que aparecerem as lesões de pele.

Acredita-se que 5% a 40% das pessoas que tem psoríase podem ter dor e inflamação das articulações. Assim como na doença da pele, o acometimento articular atinge mais brancos, na faixa de idade entre 30 e 50 nos, sendo homens e mulheres afetados igualmente, com exceção da forma espondilítica.
O componente genético é bastante importante na artrite psoriásica: até 50% de chance de filhos de casais, ambos com psoríase, terem a doença.

Distintas formas clínicas, padrões e graduações de artrite podem ocorrer: desde manifestações leves a quadros com mutilação, afetando dedos das mãos e dos pés, coluna, joelhos, tornozelos e quadris.
Também podem acontecer manifestações nos olhos, vasos e pulmões.

O tratamento da artrite psoriásica é individualizado, existindo um arsenal terapêutico extenso com opções que possibilitam mudar a evolução natural da doença. Muitos deles, tem ação simultânea sobre a doença articular e cutânea.

Para esclarecer suas dúvidas, procure um reumatologista

Autora: Dra. Letícia Stivanin – Reumatologia e Clínica Médica.

Agendamentos em Valença:

(24) 2452-4478 ou (24) 99817-2071 (whatsapp).

Deixe um Comentário

Name*

Website

Comentar...