Skip links

FIBROMIALGIA

 

A fibromialgia é uma síndrome de dor generalizada, que ocorre devido aumento da sensibilidade álgica em articulações, músculos, tendões e outros tecidos moles.

Costuma ser acompanhada por fadiga e alterações no sono e na memória, além de desânimo e ansiedade, e ter relação com outras patologias, como a síndrome do intestino irritável, enxaqueca tensional e a dor pélvica crônica.

É bem comum, acometendo 2,5% da população mundial e, a cada 10 pacientes com fibromialgia, 7 a 9 são mulheres, sendo a idade de aparecimento da doença geralmente entre os 30 e 50 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

Sua origem é multifatorial, sendo atribuída a fatores genéticos, sedentarismo, infeções virais, estresse físico ou psicológico, e associação com outras doenças autoimunes, como Lúpus Eritematoso Sistêmico e Artrite Reumatóide.

A meta no tratamento da fibromialgia é aliviar os sintomas com melhora na qualidade de vida. A patologia não traz deformidades ou sequelas nas articulações e músculos, mas os pacientes apresentam uma má qualidade de vida. Desta forma, um tratamento multidisciplinar é o padrão ouro para o controle da doença.

Converse com seu reumatologista e esclareça todas as sua dúvidas, pois o primeiro passo para um ótimo resultado é o conhecimento da doença.

 

Autora: Dra. Letícia Stivanin, Reumatologia e Clínica Médica.

 

Agendamentos em Valença:

(24) 2452-4478 ou (24) 99817-2071 (whatsapp).

Deixe um Comentário

Name*

Website

Comentar...