Skip links

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OSTEOPOROSE

A osteoporose é uma das mais comuns doenças metabólicas, caracterizada por baixa massa óssea, deterioracão da
microarquitetura do tecido ósseo e aumento da suscetibilidade a fraturas.

É mais comum na população feminina, pois as mulheres têm densidade mineral óssea menor, vida mais longa e perdem massa óssea mais rápido, principalmente após a menopausa devido à diminuição dos níveis de estrógeno.
Nos homens, o esqueleto se mantém quase intacto até os 40 anos, pois a testosterona protege contra o desgaste ósseo e suas taxas diminuem de pouco em pouco. Entre eles, as fraturas osteoporóticas costumam ocorrer após os 70 anos, embora venha aumentando nos últimos anos o risco de quebrarem um osso já a partir dos 50 anos.

Há ainda a osteoporose secundária, quando a perda de massa óssea tem a ver com outras doenças (como problemas renais ou endócrinos), uso de certos medicamentos (como corticóides), tabagismo, consumo de álcool, carência de cálcio e vitamina D e sedentarismo.

A osteoporose é silenciosa e não apresenta sintomas. Muitas vezes, o problema só é detectado em estado avançado, com a deformação de ossos provocando dor crônica ou quando aparece uma fratura.

O médico inicia a investigação levando em  conta dados como idade, peso, altura, histórico de fraturas na família, uso de medicamentos e hábitos como fumar e beber;
e a confirmação da doença costuma vir no resultado da densitometria óssea.

A densitometria óssea permite ver o osso por dentro e medir sua densidade mineral, prevendo o risco de fraturas. Comparam-se os valores encontrados com os de uma pessoa normal com o mesmo peso, sexo, altura e idade.

Existe uma ampla cartela de medicamentos disponíveis para o tratamento da osteoporose, que devem ser associados a suplementação alimentar e atividades físicas que promovam ganho de massa óssea e fortalecimento muscular.

Consulte um reumatologista e esclareça suas dúvidas!

Autora: Dra. Letícia Stivanin – Reumatologia e Clínica Médica.

Agendamentos em Valença:

(24) 2452-4478 ou (24) 99817-2071 (whatsapp).

Deixe um Comentário

Name*

Website

Comentar...