Skip links

POLIMIALGIA REUMÁTICA


A Polimialgia reumática geralmente acomete pessoas acima de 50 anos, causando rigidez e dor no pescoço, ombros e quadris por inflamação nas bursas e articulações dessas regiões.
O desconforto é pior no período da manhã e ocasionalmente é grave, pois não permite que os pacientes se levantem da cama e que executem atividades simples.
Outros sintomas são: fadiga, perda de peso, febre baixa e depressão.

A doença raramente acontece antes dos 50 anos, e a idade média dos portadores da doença é aproximadamente 70 anos, sendo duas vezes mais comum em mulheres que em homens.

O diagnóstico é eminentemente clínico, com sinais e sintomas, exame físico e exames laboratoriais auxiliando a afastar quadros clínicos semelhantes. Uma alteração laboratorial importante é a elevação nos exames que indicam inflamação, como a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a proteína C reativa. Esses exames se alteram em várias condições e não são específicos, devendo sempre serem interpretados no contexto clínico.

Cerca de 20% dos pacientes com Polimialgia reumática apresentam um processo inflamatório de algumas artérias conhecido como arterite de células gigantes ou arterite temporal, devido à alta frequência do acometimento das artérias nas regiões das têmporas. A polimialgia reumática pode preceder, seguir ou ocorrer simultaneamente a artrite de células gigantes. É de extrema importância diagnosticar se as duas doenças estão associadas devido seu prognóstico e tratamento diferentes.

A meta no tratamento da doença é aliviar os sintomas com melhora na qualidade de vida. Normalmente, os pacientes respondem muito bem à pequenas doses de corticosteroides, sendo necessário o controle dos seus efeitos adversos, bem como redução progressiva de sua dose. Em alguns casos, é utilizada uma medicação “poupadora de corticosteroide” para permitir uma redução mais segura.

Para maiores informações, diagnóstico e tratamento, consulte sempre seu médico.

Autora: Dra. Letícia Stivanin – Reumatologia e Clínica Médica.

Agendamentos em Valença:

(24) 2452-4478 ou (24) 99817-2071 (whatsapp).

Deixe um Comentário

Name*

Website

Comentar...