Skip links

O Marketing, as redes sociais e suas influências diretas e indiretas nas eleições presidenciais.

Em época de eleição, quanto a tão polarizada como vemos atualmente, torna-se impossível não discutir o quanto o marketing e as redes sociais influenciam na escolha de determinado candidato. A partir disso, torna-se necessário analisar o cenário em que essas campanhas atuam, para fiscalizar aquilo que podemos ter como procedente ou improcedente.

O ato de promoção é incrível, porém precisa ser feito a partir da ética e da verdade. Infelizmente, muitas empresas da área de publicidade e marketing agem no sentido de manipular pessoas tendo seus argumentos baseados em distorções, onde podemos determinar como as famosas “fake news”.

Como um recente exemplo, a Cabridge Analytica, responsável pela campanha de marketing do republicano e então presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, articulou suas propagandas de forma a seguimenta-la de acordo com o personalidade dos eleitores. Entretanto, essas informações a respeito da personalidade foram conseguidas de forma totalmente antiética, pois foram conseguidas sem a autorização dos usuários das redes sociais através de testes de personalidades.

Além disso, as redes sociais podem ser um grande palco para propagação das fake news, uma vez que é a forma mais fácil de transmitir essas informações a pouco custo, menor tempo e a um maior número de pessoas, agravando o potencial manipulador da decisão política que têm como objetivo determinar o cargo mais importante do país.

O verdadeiro e bom marketing deve se basear na verdade, de forma que as propagandas e articulações sejam voltadas àquilo que condiz com a realidade, sem ludibriar ninguém. Além disso, no processo de escolha de um candidato faz-se necessário avaliar sua campanha, informar-se em meios de notícias oficiais e de alta confiabilidade para que não seja comprometido pela falta de ética de determinados mercadólogos políticos. Um bom caminho é avaliar sempre a notícia, a fonte para finalmente compartilhar entre seu meio social.

Deixe um Comentário

Name*

Website

Comentar...