Skip links

VOCÊ TEM O HÁBITO DE LER O RÓTULO DE ALIMENTOS?

 

 

O rótulo do alimento caracteriza o produto. Sabendo ler adequadamente você consegue fazer escolhas mais saudáveis. O rótulo é composto de:

Ingredientes: São organizados em ordem decrescente, ou seja, do ingrediente que tem maior quantidade, para o que tem menos. Quanto menor o número de ingredientes maior a chance do produto ter uma maior qualidade.

Os ingredientes as vezes não são apresentados na forma como conhecemos, por exemplo, podemos encontrar o açúcar com diferentes nomes: sacarose, glicose, frutose, mel, açúcar de coco, açúcar invertido, dextrose, xarope de glicose, entre outros.

Tabela Nutricional: informa as calorias e nutrientes por porção do alimento, nem sempre ela corresponde ao produto inteiro, fique atento a descrição da medida caseira.

% VD: representa a porcentagem do produto em energia e nutriente para uma dieta de 2000Kcal. Procure preferir alimentos com percentual de VD baixo em carboidratos, gorduras e sódio e ricos em fibra.

 

Diferença entre suco, néctar e refresco

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento caracteriza a diferença entre eles a partir da quantidade de matéria prima (da fruta) existente no produto final. Sendo assim é caracterizado:

  • Refresco: bebida de fruta obtida pela diluição de água, suco da fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, com ou sem adição de açúcares. Apresenta em média 5 – 20% de fruta.
  • Néctar: bebida não fermentada obtida da diluição em água potável da parte comestível do vegetal ou de seu extrato, adicionado de açúcares. Apresenta em média 20-30% de fruta.
  • Suco: bebida não fermentada e não diluída obtida da fruta madura e sã, ou parte do vegetal de origem. É proibida a adição de corantes e aromas artificias, porém podem conter adição de açúcar. Apresenta 100% do suco da fruta.

 

Observação: a porcentagem de fruta encontrada no refresco e néctar podem variar conforme o cada sabor segundo o Decreto 6871/2009 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

 

Diferença entre light x diet x Zero

De acordo com a Anvisa, os produtos Diet são aqueles os quais apresentam a isenção de um nutriente, porém nem sempre necessariamente é restrito de açúcar.

Já os produtos light são 25% restritos de um nutriente ou calorias, o que não significada ser isento/restrito em gordura.

 

Autora: Paula Oliveira – Nutricionista.

 

Agendamentos em Valença:

(24) 2452-4478 ou (24) 99817-2071 (whatsapp).

Deixe um Comentário

Name*

Website

Comentar...